O ambiente de trabalho K

Capítulo 4. Primeiras impressões

"Você vê o mar para ver que tudo que você pode ver é mar" (Origem desconhecida)

As primeiras impressões são muito importantes -- isso não é somente verdadeiro para o famoso livro "A Ratoeira", de Agatha Crhristie -- mas também para o KDE. Como mencionamos antes, o KDE tem a intenção de ser a interface de usuário mais intuitiva e fácil de aprender que existe. De fato, nós teremos atingido nosso objetivo quando os usuários não precisarem mais deste livro para trabalhar com o KDE, fazendo os autores perderem seus empregos (não pagos e voluntários) como escritores de documentação.

4.1. Iniciando o KDE

Quando você inicia um sistema UNIX, uma das duas coisas deve acontecer (ou melhor, se o sistema está funcionando bem; qualquer outro caso é um terceiro caso não documentado). Ou você cai no modo texto e obtém um prompt de login, ou você é apresentado a uma janela gráfica de login. No primeiro caso, você deve identificar-se e digitar:

   
 startx  

Se a instalação foi bem-sucedida, o ambiente do KDE deve aparecer após alguns poucos segundos de iniciação.

Se uma janela gráfica de login é mostrada, então tudo que deve ser necessário é seu nome e senha. Assumindo que a instalação do KDE foi bem-sucedida, o KDE deve iniciar sem qualquer intervenção posterior.

Se você ainda não o fez, recomendamos que você mude seu gerenciador de tela X do xdm para kdm, que oferece a mesma funcionalidade, mas com os recursos avançados do Ambiente de Trabalho K.