Na parte inferior da tela você vê o painel do ambiente de trabalho. Você usa o painel para carregar aplicações. Olhe no botão à esquerda com um K grande. Este botão é chamado Iniciar. Ele tem uma pequena flecha no topo para indicar que ele mostrará um menu se você clicá-lo. Faça-o! O menu oferece acesso fácil a todas as aplicações KDE instaladas em seu computador.
Atalho: Alt-F1 abre o menu Iniciar.
Se você usa uma aplicação ou ferramenta freqüentemente, então voce pode ter acesso mais rápido a eles. Nesse caso, você pode adicionar uma aplicação ou um sub-menu inteiro do Iniciar como um botão especial no painel. Se você quiser acionar o "Procurar Arquivos" diretamente por meio um botão, simplesmente faça Iniciar > Painel > Adicionar Aplicação > Procurar Arquivos (Com isso nós queremos dizer que você deve primeiro clicar no "K", que é o Iniciar, depois selecionar "Painel", onde a pequena seta à direita indica que outro menu irá aparecer. Neste menu escolha "Adicionar Aplicação" e neste novo sub-menu, "Procurar Arquivos". Note que você pode mover todos os itens do painel, com o comando "Mover" do menu de contexto. Basta clicar com o terceiro botão do mouse (o terceiro botão é normalmente o da direita, mas se você configurou seu mouse para canhotos, pode ser o da esquerda). Surgirá um menu, onde você pode escolher "Mover". Agora mova seu mouse e veja como o ícone o segue, mas sem sair do painel. Quando você tiver escolhido o novo lugar, clique o botão primário do mouse (por padrão o esquerdo). Como você deve ter notado, há também um item "Remover" no menu de contexto, para o caso de você querer remover algum botão do seu painel.
Isto nos leva para um outro tópico interessante: em muitos lugares, você pode clicar o botão direito do mouse para mostrar um menu de contexto, com opções que são aplicáveis àquele item que você clicou. Também, é sempre uma boa idéia tentar o terceiro botão do mouse em qualquer objeto, se você nao sabe o que fazer com ele. Até mesmo o espaço vazio dos ambientes de trabalho tem menus nesse estilo.
Há outras coisas interessantes que podem ser feitas com o painel. Uma delas pode ser importante se você usa uma baixa resolução em seu monitor: é a função "hide-and-show" (esconder e mostrar), ativada pelo clique na barra texturizada no canto esquerdo do painel. A propósito, se você não tem certeza o que um botão qualquer faz no KDE, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre ele e aguardar alguns instantes: o KDE tem um mecanismo embutido de mini-ajuda de contexto, comumente chamado de "Dica" (tooltip), que explica em poucas palavras o que o controle faz.