Colocar arquivos em seu ambiente de trabalho pode encurtar os caminhos em que você precisa entar. Porém, não seria legal se você pudesse iniciar o KEdit com um arquivo comumente editado já aberto nele? E não lhe deixa frustrado procurar um site que você visita sempre dentro de uma lista interminável de bookmarks? Não seria bacana se tudo que fosse necessário para trazer aquele site à tona fosse feito ao clique de um único ícone?
Os Modelos (Templates) oferecem um mecanismo conveniente de executar tarefas como as citadas acima. Os modelos também podem ser usados para associar certas extensões de arquivos com uma aplicação específica. Quando um arquivo cujo nome termina com determinada extensão é clicado duas vezes, a aplicação associada é automaticamente iniciada. Para resumir: os modelos lhe ajudarão a extrair o máximo do KDE.
Exemplo: Você quer colocar um ícone para visitar o site do KDE em seu ambiente de trabalho.
Abra a pasta Modelos em seu ambiente de trabalho. Aqui, você pode ver todos os modelos que podem ser usados para criar novas ligações e recursos. Ftpurl é um modelo que você pode usar para criar uma ligação a um site FTP e até mesmo para um diretório em particular. Por exemplo, você poderia criar um link direto para ftp://ftp.kde.org/pub/kde/stable e manter-se informado quando uma nova versão do KDE estiver disponível. MimeType é uma ferramenta muito poderosa. Devido à sua complexidade, decidimos explicá-la numa seção específica - Usando tipos MIME. Program é um modelo geral que você pode usar para iniciar um programa em particular com ou sem argumentos. Por exemplo, você poderia usar isto para iniciar o programa /usr/src/linux/make xconfig (configuração do kernel). URL é algo um tanto generalizado: É uma ligação para uma URL que não começa com http:// ou ftp://. Tenha certeza de que sua ligação faz sentido: o kfm não pode lidar com servidores Quake (ainda). WWWUrl é o modelo que usaremos agora. Ele cria uma ligação para um site Web específico.
AVISO: Se você está usando o KDE como administrador do sistema (superusuário ou root), tenha certeza de não modificar os modelos a menos que saiba exatamente o que está fazendo. Se você destruir um modelo, somente uma nova instalação do KDE poderá recriá-lo.
Arraste o WWWUrl para seu ambiente de trabalho (se você não sabe como usar o arrastar-e-soltar, veja a seção Arrastar e Soltar para maiores informações.) Quando inquirido, escolha a opção Copiar para criar sua própria cópia do modelo, que você pode manipular.
Clique na cópia do modelo usando o botão direito do mouse, e escolha Propriedades.
Na caixa de diálogo que aparece, você verá três abas: Geral, Permissões e URL. Mude o nome do arquivo e as permissões conforme desejado, então clique na aba URL.
No campo URL, você deve digitar a URL que quer seja aberta aberta quando clicar o ícone. No nosso exemplo, digite http://www.kde.org.
Você pode clicar Ícone para mudar o ícone deste novo atalho.
Quando estiver satisfeito, clique OK para salvar as mudanças.
Isto irá atualizar o ícone. Quando você clicar nele, será transferido para a página principal do KDE. Sugerimos que você faça alguns testes com os modelos. Eles são extremamente poderosos e podem ser adaptados para praticamente qualquer necessidade.
Os tipos MIME são muito poderosos. Através do uso deles, você pode customizar seu sistema de modo que clicar um arquivo de determinado tipo inicia automaticamente a aplicação à qual o tipo do arquivo está associado. Por exemplo, todos os arquivos .mod podem ser configurados para iniciar o kmodplayer, arquivos .html poderiam abrir um janela kfm, e um arquivo core pode ser visto com o Editor Hexadecimal via um simples clique do mouse.
Aviso: Embora os tipos MIME sejam muito poderosos, esse poder não vem sem algum perigo. Alterar indevidamente os tipos MIME como administrador do sistema (superusuário ou root) pode danificar o sistema KDE tão severamente que ele poderá não mais funcionar. Neste exemplo, você criará seu estilo MIME pessoal, que é relevante somete para você. Ele somente afetará outros usuários se você copiar o mover o novo tipo para $KDEDIR/share/mimelnk.
Para ligar um certo tipo de arquivo à uma aplicação em particular:
Tenha certeza de que a aplicação que você quer vincular ao tipo de arquivo é acessível via Painel. Se não, veja a seção Adicionando Programas ao Painel para saber como incluir uma aplicação ao menu do Painel.
Escolha Editar > Tipos MIME na janela do gerenciador de arquivos.
Pense sobre o tipo de arquivo para o qual você quer criar um tipo. Por padrão, há cinco tipos principais: Aplicação é para arquivos que são usualmente criados e mantidos por aplicações específicas, por exemplo: tar, gzip, e pdf. Áudio é para tudo que está relacionado com som: waves, midis, mods, etc. Imagem é para quaisquer tipos de arquivos gráficos, como gif, jpeg ou tiff. Texto é para tudo que é texto :) como texto ASCII simples, HTML, código-fonte C ou Pascal, documentos TeX e scripts Tcl. Finalmente, o Vídeo é para qualquer tipo de seqüência de vídeo como MPEG. Decida a que categoria seu tipo pertence, e mude para o diretório correspondente.
Abra a pasta de Modelos, que é acessível via um ícone em seu ambiente de trabalho.
Arraste e solte o ícone do Tipo Mime para a outra janela e copie-o.
Clique o ícone copiado com o botão direito e selecione Propriedades. Edite as propriedades do seu tipo.
Clique em Dependência. Você verá uma máscara que requer cinco campos.
O primeiro campo precisa ser preenchido com o sufixo do arquivo. Por exemplo, se você quer criar um novo tipo para documentos SGML, você deve digitar *.sgml; *.SGML; nele. Qualquer arquivo terminado em .sgml ou .SGML será manipulado pelo novo tipo.
Digite uma descrição para o tipo no campo Comentário. Para o exemplo do SGML, poderia ser "documento SGML".
Digite o tipo MIME. Ele é formado pelo diretório (text/, para o exemplo do SGML) e um nome de sua escolha. Para o exemplo do SGML, nós iríamos digitar text/sgml como o Tipo Mime. O KDE irá informar se já existe uma convenção sobre que prefixo usar para o seu tipo. O navegador do kfm também depende dessa configuração quando você obtém um documento desse tipo na Internet.
Escolha na lista uma aplicação que é usada para editar este arquivo. Para o exemplo do SGML, nós escolhemos simplesmente o Editor.
Clique no ícone para escolher um ícone. Cada arquivo cujo sufixo coincida com aquele que você digitou aparecerá com este ícone quando mostrado na janela do gerenciador de arquivos.
Clique Ok para salvar o novo tipo.
Teste sua nova associação, abrindo um diretório que contenha um arquivo do tipo que você acabou de selecionar. Clique o arquivo, e o programa necessário para editá-lo deve iniciar. Se algo der errado ou seu sistema nem puder mais iniciar, use um console de modo texto (ou a função de shell de emergência do kdm) para eliminar a associação. Isso deve deixar tudo em ordem.
Por padrão, o KDE oferece cinco modelos padrão que podem construir novas ligações em seu ambiente de trabalho. No entanto, pode suceder de você querer criar um novo modelo. Fazer isso é simples:
Esteja com permissões de superusuário (root);
Crie o arquivo como de costume;
Mova ou copie-o para a pasta Modelos;
Quando quiser reusar seu novo modelo, copie-o da pasta Modelos para seu ambiente de trabalho ou para um diretório, renomeie-o, e use-o. Como somente você tem permissão de escrita sobre pasta de Modelos, ninguém vai destruir acidentalmente o modelo (isto é, se o desastrado não for você. Pode ser uma boa idéia evitar que você mesmo possa fazer isso).