"Vovó, que olhos grandes você tem" (Chapeuzinho Vermelho)
"É para te ver melhor" (O lobo)
Quanto mais você vê, tanto mais eficientemente você pode usar seu ambiente de trabalho. O KDE lhe dá a oportunidade de fazer o ambiente apresentar-se e trabalhar da forma que o usuário quiser, habilitando-o a trabalhar mais rápido e de forma mais produtiva. Ele inclusive lhe dá a oportunidade de ser avisado se um lobo está tentando lhe comer, ou (se você for a vovó) alertá-lo quando Chapeuzinho Vermelho está a caminho para lhe trazer doces. Agora, vamos trabalhar.
Antes de descobrir a pasta Auto-Início, meu roteiro de iniciação diário com o KDE consistia no seguinte: iniciar o KDE, iniciar o KEdit, iniciar o kvt, iniciar o Netscape, e iniciar o Kscd. Isso tomava tempo precioso. Os programas nativos do KDE deixados abertos ao fim de uma sessão salvam seu estado e reaparecem quando você entra novamente, porém alguns programas, como o Netscape, não fazem isso. Você pode usar a pasta Auto-Início com esses programas.
Para iniciar programas quando o KDE é iniciado, faça o seguinte:
Abra a pasta Auto-Início. Você pode encontrá-la no canto superior esquerdo do seu ambiente de trabalho;
Abra uma janela do gerenciador de arquivos que contenha o programa que você deseja adicionar. Se você não sabe como executar este passo, veja a seção KFM, o gerenciador de arquivos;
Arraste e solte o programa desejado de sua pasta de origem para a pasta Auto-Início. Assim que solicitado, escolha a opção Link (ligação) para criar uma ligação simbólica ao invés de uma cópia. Isso economia bastante espaço em disco.
Repita este passo para todos os programas que você quer sejam iniciados na abertura do KDE. É claro, você pode fazer isso também com aplicações não nativas do KDE, incluindo Netscape, tin, pine e muitas outras.
Reinicie o KDE.
Seus programas devem iniciar automaticamente quando o KDE for iniciado. Se você quer adicionar algo especial (por exemplo, você quer ver um determinado site Web logo que o sistema entra no ar) leia a seção Usando modelos. Os procedimentos descritos lá funcionam para qualquer pasta, portanto você pode aplicá-los também com a pasta Auto-Início.