O Kicker é o ponto central do teu ambiente de computação. Podes usá-lo para mudar entre as aplicações em execução e os documentos, podes colocar-lhe 'applets' engraçadas (incluindo um criador de chás genuíno!), e até podes arrastá-lo para qualquer outro lugar no ecrã.
Carrega no botão K para mostrares o menu Principal menu. A começar por baixo, o menu Principal do Kicker contém o Sair , o Trancar o Ecrã, o Acerca do KDE, o Menu do Painel, o Executar..., a Minha Área, a Ajuda, o Procurar Ficheiros, o Centro de Controlo e os grupos de aplicações individuais.
Se estiverem activados na configuração do Kicker, existem também as opções do Navegador Rápido e dos Documentos Recentes.
Carrega com o botão direito no botão K para editares o menu principal. Isto irá iniciar a aplicação KMenuedit.
Quando carregares em Sair, o teu sistema irá preparar-se para sair em segurança. Todas as aplicações em conformidade com o KDE serão notificadas de que a terminação está iminente, e que serás questionado se queres gravar os teus documentos.
![]() | Todas as aplicações do X Window System que não sejam do KDE e todas as aplicações de consola serão removidas da memória e todo o trabalho que não gravaste antes de carregares em Sair serão perdidos para sempre. Por isso, se possível deves gravar o teu trabalho nessas aplicações antes de indicares ao Kicker para terminar a tua sessão. |
Antes de tudo isto tomar lugar, o Kicker perguntar-te-á se queres mesmo terminar a tua sessão.
![]() | Repara na opção de Restaurar a sessão da próxima vez que me ligar. Se a assinalares, o Kicker lembrar-se-á quais as aplicações e documentos que estavam abertos aquando da terminação da última sessão e irá restaurá-los para o mesmo estado da próxima vez que iniciares a tua sessão do KDE (por outras palavras, da próxima vez que te ligares). As aplicações em conformidade com o KDE serão restauradas completamente com os documentos que estavam abertos. As aplicações do X Window System que não são do KDE e as aplicações da konsole serão iniciadas do zero, sem abrir nenhuns documentos. |
Quando carregares em Trancar o Ecrã, o ecrã do teu computador ficará completamente em branco. Quando quiseres prosseguir o teu trabalho, basta carregares em qualquer tecla, e meteres a tua senha de utilizador.
Escolhe a opção de Acerca do KDE para poderes ler alguma informação de direitos de cópia e créditos do %kde;.
Carrega no Menu do Painel para mostrares o menu de configuração do painel. Também podes carregar com o botão direito do rato numa parte em branco do painel; ou podes carregar com o botão direito do rato em qualquer lado, mesmo num ícone e escolhe o Menu do Painel.
De qualquer das maneiras irás obter o menu seguinte:
Podes pôr um atalho para qualquer aplicação que esteja no menu principal ou no pessoal directamente no painel. Carrega em Aplicação e escolhe a aplicação desejada do menu.
Podes adicionar várias 'applets' ao painel. Carrega em 'Applet' e faz a tua escolha do menu de 'applets'. Obtém mais informações sobre 'applets' no capítulo dedicado às 'applets'.
Se carregares em Menu K, será adicionado um botão K ao painel.
![]() | Podes perguntar porque é que poderás ter de adicionar outro botão K idêntico no painel, se já lá existe um. É muito simples: dado que podes remover o botão K carregando com o botão direito do rato e escolhendo a opção Remover, podes voltar a pô-lo de novo da maneira descrita anteriormente. Outra razão possível pode ser por queres pôr um botão K quer no lado esquerdo quer no direito do painel para um acesso mais rápido. |
Carrega em Lista de Janelas para adicionares uma lista de janelas ao painel.
Carrega em Acesso ao Ecrã para adicionares o interruptor Mostrar o Ecrã ao painel.
Carrega em Navegador para obteres um acesso rápido a uma directoria no teu sistema. O Kicker perguntar-te-á pela directoria desejada. Podes aprender mais sobre o Navegador Rápido na secção do Navegador Rápido.
Carrega em Aplicação não-KDE para adicionares uma aplicação do X Window System não-KDE ou uma aplicação de consola ao painel do Kicker. O Kicker perguntar-te-á pelos parâmetros de linha de comandos adicionais. Podes também assinalar a opção Correr num terminal se a tua aplicação tem de ser executada num terminal [1]
Carrega em Configurar... e depois no Tamanho do Painel para mudares o tamanho do painel. Carrega em Configurar... e depois em Configurações para mostrares a janela de configuração do Kicker. Podes ver mais informações sobre como configurares o painel no capítulo de configuração.
Carrega na opção Ajuda... para acederes às facilidades de ajuda. Escolhe Conteúdo para mostrares as páginas de ajuda sobre o Kicker, as páginas que estás a ler neste momento.
Escolhe Comunicar Erro se suspeitas que descobriste um erro no Kicker. Uma janela de relato do erro irá aparecer. Define a gravidade do erro e indica-a nos botões de Severidade. A Equipa do KDE agradece os teus relatos de erros, dado que estes contribuem significamente para melhorar o Ambiente de Trabalho K.
Escolhe Acerca do Kicker para obteres as informações de créditos e licenças do Kicker.
Escolhe Acerca do KDE para mostrares algumas informações de direitos e créditos do Ambiente de Trabalho K.
Se carregares em Executar..., uma janela pequena irá aparecer, na qual tu podes indicar o nome dum programa a executar (e os seus parâmetros se necessários). Isto pode ser útil para os programas que queiras executar rapidamente sem os adicionares ao menu.
![]() | Também podes fazer o mesmo, apenas carregando em Alt-F2 para aparecer esta janela. |
Assinala a opção Correr num terminal para correres o programa num emulador de terminal. Podes aprender algo mais sobre executar num emulador de terminal no parágrafo de Aplicações não-KDE.
Carrega no símbolo da seta para baixo para acederes a comandos que tenhas executado recentemente nesta janela. Podes também navegar neste histórico de comandos com as tuas teclas de cursores (a tecla para cima e para baixo no teu teclado).
A janela de comandos também oferece uma completação automática dos comandos usados recentemente. Escreve algumas letras do teu comando, e a janela de comandos irá tentar adivinhar o resto. Se a escolha for correcta, basta carregares em Enter para a confirmares. Caso contrário, podes continuar a escrever.
Carrega no Navegador para poderes escolher uma opção na tua directoria pessoal, na directoria do KDE e na directoria de raiz. Com o Navegador poderás navegar instantaneamente através da estrutura de directorias. Podes carregar numa aplicação executável para a correres ou num documento para o abrires. O Navegador Rápido é uma maneira elegante e eficiente para navegares nos documentos e outros ficheiros no teu sistema. Se quiseres investigar a estrutura de directorias, podes aprofundar ao longo das directorias bastando para isso movimentar o teu rato, sem sequer ser necessário carregar com algum botão do rato.
![]() | Se em vez do conteúdo da directoria o Navegador mostrar a mensagem de "demasiados ficheiros", deves aumentar o número de entradas do menu do navegador na janela de configuração do Kicker. Podes obter mais informações na referência ao menu. |
![]() | Algumas directorias vastas, como a /usr/doc podem conter tantos ficheiros que o Navegador Rápido preenche o teu ecrã inteiro e esconde a directoria original (neste caso, a /usr). Para voltares à directoria superior, carrega em Esc [2] |
Se carregares nos Documentos Recentes, irás ver uma lista dos documentos que abriste recentemente. Carrega num documento para o abrires. [2]
Carrega na A Minha Área para veres a tua directoria pessoal com o Konqueror. Podes obter informações detalhadas acerca do gestor de ficheiros do KDE Konqueror na sua própria documentação.
Se carregares na Ajuda, a página de ajuda principal do Ambiente de Trabalho K irá aparecer. Nesta página podes aprender tudo o que alguma vez quiseste saber sobre o KDE mas tiveste medo de perguntar :-).
Carrega em Procurar Ficheiros para aparecer a janela do KFind. Podes aprender mais sobre o KFind na sua própria documentação.
Carrega no Centro de Controlo para iniciares o Centro de Controlo do KDE onde podes personalizar o comportamento do teu ambiente de trabalho do KDE até aos mínimos detalhes. Dá uma vista de olhos na documentação 'online' do Centro de Controlo do KDE para obteres mais informações.
[1] | Isto é necessário para as aplicações de consola, e pode ser útil para as aplicações do X Window System se estas tiverem problemas ao arrancar, porque o terminal poderá mostrar informações adicionais que descrevam a razão do insucesso da aplicação. Contudo, a partir do momento em que a aplicação do X Window System corra perfeitamente podes carregar com o botão direito do rato no seu ícone do painel e modificar as Preferências de maneira a que o terminal não seja mais activado para esta aplicação. |
[2] | Contudo, podem existir documentos que não sejam abertos. Algumas razões possíveis incluem uma configuração insuficiente do tipo MIME, uma aplicação associada inexistente ou permissões insuficientes para ti. Pede ao administrador do teu sistema para resolver isto. Se fores o administrador, deves ler agora o capítulo O Kicker para os Administradores. |