Quando carregares com o botão direito em qualquer ícone do painel, irás obter um menu que te permite mover e remover o ícone, e que te deixa também aceder ao menu do painel. Excepto para a Lista de Janelas e para o interruptor de Mostrar o Ecrã, podes aceder às preferências para esse ícone em particular.
A janela de propriedades consiste em quatro páginas:Geral, Permissões, Executar e Aplicação.
Só existe um campo que pode ser alterado: o nome do ficheiro .desktop. Mudando essas entrada irá mudar o nome do ficheiro também; assim a integridade de dados é garantida. Não podes mudar essa entrada se não tiveres permissões suficientes para o local onde o dito ficheiro se encontra.
O campo de Tipo descreve o tipo deste ficheiro.
A Localização mostrar a localização deste ficheiro no teu sistema de ficheiros.
O Tamanho é apresentado na unidade mais conveniente (kB, MB etc.), com o tamanho exacto entre parêntesis.
Os três campos mais abaixo mostram a hora e a data em que o ficheiro foi criado, a última vez em que foi modificado e a última vez em que foi acedido (aberto).
Verifica as permissões que queres conceder ao nome do ficheiro, ao grupo do ficheiro e aos outros utilizadores. Lembra-te que os ficheiros .desktop não precisam de ter o Executar activo para a aplicação se executar. Não serás capaz de mudar as permissões dos ficheiros para os quais não tens permissões de escrita. O administrador do teu sistema pode mudar todas as permissões e também a quem pertence o ficheiro.
Repara que o dono do ficheiro é apresentado por baixo das permissões dos ficheiros.
A página Executar especifica o Nome do Programa (o nome do ficheiro a ser executado, com os parâmetros opcionais).
Se o executável puder ser embebido no painel, podes especificar que programa será executado quando carregares no executável embebido, e também poderás especificar o título da janela.
Assinala a opção Correr num terminal se este executável precisa de ser executado num emulador de terminal. Também podes especificar as opções para executares o programa numa janela de terminal.
Podes especificar que este programa deve-se executar como se fosses um utilizador diferente e podes indicar o nome do utilizador.
Especifica o nome comprido do ficheiro no campo Nome . Também podes escrever um breve comentário.
Podes escolher quais os tipos de ficheiros que são tratados por este programa em particular. Podes especificar múltiplos tipos de ficheiros movendo-os da lista à direita para a lista à esquerda carregando nos botões das setas duplas para a esquerda e para a direita.