As preferências do utilizador podem ser configuradas seleccionando a opção "Preferências..." no menu "Editar". As seguintes preferências podem ser configuradas:
Este valor será usado como o valor por omissão da fita quando se formata uma fita.
O tamanho do bloco de 'hardware' usado na 'drive' de fita. Para as fitas flexíveis este valor deve ser 10240 bytes.
O nome completo do ficheiro de dispositivo de fita (normalmente /dev/tape). Este ficheiro deve apontar para a versão não-rebobinável do teu dispositivo de fita.
O nome completo do comando tar no teu sistem.
Se estiver activo, antes de tentar montar uma fita o KDat irá executar um comando "mt load" para o dispositivo de fita. Algumas 'drives' podem necessitar disto antes de ler ou escrever na fita.
Se estiver activo, quando uma fita é montada pelo KDat, será pedida à 'drive' de fita para desactivar o botão de ejecção. Esta opção poderá não funcionar com todas as 'drives' de fita.
Se estiver activo, sempre que uma fita é desmontada pelo KDat, esta é automaticamente ejectada da 'drive'. Não deves usar esta opção com as 'drives' de fita flexível.
Se estiver activo, o KDat irá tentar mudar o tamanho de bloco de 'hardware' usado pela 'drive' de fita. Nem todas as 'drives' suportam um tamanho de bloco variável. Quer essa opção esteja activa ou não, precisas de indicar ao KDat o tamanho do bloco que a tua 'drive' de fita usa (i.e. 10240 para os utilizadores de ftape).