O ambiente de trabalho K

3.3. Integrar os pacotes disponíveis na árvore

O acesso aos pacotes disponíveis é definido através das entradas do menu "Localização" para cada tipo de pacote dentro do menu "Opções".

Para os pacotes RPM o KPackage pode ler uma directoria que contenha pacotes e adiciona estes à árvore de pacotes quer como pacotes novos ou actualizados. É possível examiná-los ou instalá-los a partir da árvore de pacotes. Por omissão a informação sobre os pacotes é extraída a partir do formato normal dos nomes dos ficheiros e assim é necessário usar o botão "Examinar" para ver a descrição completa. Contudo, é possível definir uma opção de maneira a que para as directorias locais seja lido cada um dos pacotes; isto é mais lento mas obtém-se uma descrição completa.

Para os pacotes da Debian existem três maneiras de acederes aos pacotes disponíveis, em que estes podem ser seleccionados de três painéis de tipos de localização.

Para os pacotes da Slackware existe pouca informação armazenada nos pacotes instalados, mas é possível usar um ficheiro PACKAGE.TXT como uma fonte de informação acerca dos pacotes instalados. O ficheiro PACKAGES.TXT é o equivalente dum ficheiro Packages da Debian e as distribuições da Slackware são estruturadas numa árvore de pacotes contendo os pacotes .tgz e um ficheiro PACKAGES.TXT que descreve os pacotes.

Assim como nas distribuições da Debian, os pacotes numa distribuição Slackware podem ser integrados na árvore de pacotes. Infelizmente os pacotes do Slackware não trazem informação sobre a versão, de maneira que não é possível determinar se um pacote disponível é mais recente que outro que esteja instalado.

Para os pacotes do BSD o KPackage irá procurar por uma directoria da distribuição que contenha um ficheiro INDEX (que descreve todos os pacotes) e que contém também uma directoria All (com todos os ficheiros de pacotes nela).

Para as directorias e ficheiros de pacotes remotos (i.e. aqueles obtidos por FTP) o KPackage irá realizar 'caching', os pacotes são colocados nessa 'cache' em ~/.kpackage e as directorias em ~/.kpackage/dir.

Nota

Para o tratamento de directorias remotas (FTP) funcionar poderá ser necessário desligar a opção "'Proxy' de FTP" nas Opções do Navegador.